Sobre o Projeto
O projeto Charting Futures surge no contexto da iniciativa Europe Goes Local (EGL), uma parceria estratégica apoiada pelo programa Erasmus+ Juventude Desporto e CES . O seu principal objetivo é criar ferramentas práticas e acessíveis que permitam operacionalizar os princípios da Carta Europeia do Trabalho Local com Jovens, um documento que orienta o trabalho com jovens a nível municipal em cinco áreas-chave: técnicos de juventude, desenvolvimento da qualidade, política, organização e prática, e princípios fundamentais do setor.
Os Parceiros
-
PSIENTÍFICA
-
ASOCIATIA DE TINERET ONIX
-
CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE GAIA
-
FUNDACJA ROZWOJU MIEDZYKULTUROWEGO EBU
-
KEKS STODFORENING
-
MAEK APS
Objetivos
Apesar de recursos como o Changemakers Kit, a Carta carece de instrumentos que facilitem a sua aplicação concreta nos territórios. O Charting Futures responde diretamente a essa necessidade, desenvolvendo soluções que ajudam técnicos de juventude e outras partes interessadas a implementar ações locais de qualidade, promover a inclusão e gerar impacto real nas comunidades.
O objetivo geral do Charting Futures é promover a inclusão social da juventude europeia, através da implementação de atividades de elevada qualidade no setor da juventude que favoreçam o desenvolvimento de competências e o empoderamento dos jovens. Este propósito visa estimular a renovação e inovação no setor, assegurando que os/as jovens beneficiam de ações ajustadas às suas necessidades, com elevado potencial de impacto positivo nas suas vidas.
Para alcançar este objetivo, foram definidos como objetivos operacionais:
-
Promover a implementação prática da Carta “Europe Goes Local“
-
Reforçar a especialização dos/as técnicos/as de juventude e das organizações do setor, aumentando a qualidade das suas atividades.

Atividades do projeto
Setembro 2024: Kick-Off
A reunião de Kick-Off decorreu online. O Charting Futures potencia a inclusão social de jovens europeus, fortalecendo competências e empoderamento através da aplicação prática da Carta Europe Goes Local (EGL); para tal serão criadas cinco ferramentas inovadoras para apoiar a implementação desta Carta nos seus domínios específicos com o objetivo de reforçar a participação juvenil e a coesão social a nível local.
Nesta reunião, além dos procedimentos habituais foram clarificadas as principais responsabilidades do consórcio bem como os resultados esperados e os próximos passos.

Financiamento e apoio
União Europeia
Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressos são, no entanto, da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente as da União Europeia ou da Agência Europeia para a Educação e a Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a Agência Europeia para a Educação e a Cultura podem ser responsabilizadas por elas.
Praça Conde de Águeda
3750 - 101 Águeda
(+351) 234 029 931
© 2023 Centro de Juventude de Águeda