Sobre o Projeto
EMPATHY - Educational Movement to Promote Awareness and Thoughtfulness on Holocaust History in Youth é uma iniciativa financiada pela União Europeia através do programa CERV - Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores. Com duração de 16 meses, o EMPATHYemerge da necessidade de combater a falta de conhecimento e a distorção dos acontecimentos históricos relacionados com o Holocausto, fatores que podem confluir para o desrespeito pelos valores europeus e pelos direitos humanos.
O EMPATHY pretende inovar a forma como estas temáticas são abordadas com os jovens europeus, fomentando a criação de espaços seguros, criativos e inclusivos, abertos a todos, independentemente do género, etnia, nacionalidade ou orientação sexual. Ancorado no diálogo intercultural e respeito pela diversidade o projeto reforça a importância, de preservar a memória histórica como um instrumento de aprendizagem, reforçando valores de inclusão e respeito pelos direitos humanos para construir um futuro mais consciente e solidário.
Objetivos
-
Capacitar profissionais da Educação formal, não formal e informal, através de ferramentas para aprofundar o conhecimento sobre o Holocausto de forma rigorosa e envolvente e potenciar uma reflexão critica sobre a realidade europeia e mundial na atualidade.
-
Sensibilizar os jovens, ajudando-os a compreender a relevância do Holocausto nos dias de hoje e preparando-os para se tornarem agentes de mudança e cidadãos ativos na promoção dos direitos humanos e da inclusão social.
-
Fomentar a reflexão crítica nas comunidades, incentivando o debate sobre as questões morais, políticas e sociais levantadas pelo Holocausto e a sua importância na sociedade contemporânea descultando os mecanismos radicalização e desumanização.

O consórcio do projeto
Psientífica Associação Para a Promoção e Desenvolvimento-Portugal
A Psientífica atua na coordenação e implementação de projetos nacionais e europeus, proporcionando novas experiências para jovens adultos, promovendo boas práticas no setor da juventude e capacitando cidadãos para o seu papel social. Tem vasta experiência no planeamento, execução e conclusão de projetos nas áreas da juventude e inclusão social, através de programas como Erasmus+
Desde 2006, promove atividades educativas e extracurriculares para crianças e jovens e ancora o Centro de Juventude de Águeda desde 2017 numa parceria com o município de Águeda e a Loja Europa Jovem. Além disso, trabalha em estreita parceria com escolas, juntas de freguesia e associações locais, reforçando a sua presença e impacto na comunidade.

Asociación Globers- Espanha
A Globers coordena e implementa projetos nacionais e europeus com foco na educação não formal e no trabalho com jovens. Suas principais atividades incluem formação, conferências e workshops sobre temas como desemprego jovem e inclusão social. A organização atende jovens desempregados e adultos em processo de aprendizagem na Espanha, com destaque para a comunidade cigana. Seu trabalho visa desenvolver capacidades institucionais e individuais, promovendo soluções criativas para a falta de emprego e motivação, além de incentivar o intercâmbio cultural como forma de desenvolvimento pessoal.
Além disso, a Globers atua na área dos direitos humanos, apoiando migrantes e espanhóis retornados ao país. Diante do elevado número de migrantes em Espanha, a organização implementa iniciativas para fortalecer a coesão social e minimizar o choque cultural entre migrantes e comunidades locais. Seus programas geram impacto positivo, refletido no maior envolvimento dos participantes na sociedade, no aprendizado de idiomas, na participação em atividades sociais e no engajamento em programas de voluntariado.

Stowarzysenie Big Picture – Polónia (substituição em curso)
Fundação Tarbut – Roménia
A Fundação Tarbut tem um forte compromisso com a preservação e divulgação do património judaico, promovendo programas educativos para escolas secundárias das comunidades romena, húngara e ucraniana, que representam minorias na região, incluindo a comunidade judaica. Além do trabalho com estudantes, mantém uma colaboração ativa com Centros Culturais, Clubes de Arte e Teatros, tendo já produzido duas peças teatrais. As suas iniciativas abordam temas fundamentais como Direitos Humanos, Bullying, Tolerância, Racismo e os “Righteous among the nations”destacando valores como humildade, coragem e solidariedade em tempos de perseguição, como ocorreu durante o Holocausto.

ADEL Slovakia – Eslováquia
A ADEL dedica-se à coordenação e implementação de projetos nacionais e europeus, promovendo formações, intercâmbios de jovens, eventos educativos e culturais, pesquisas e campanhas de sensibilização desde 2013. Trabalham numa rede alargada de instituições e abordam uma vasta gama de temas, ajustando-se aos interesses e necessidades do seu público-alvo. A sua intervenção sustenta o desenvolvimento de projetos e atividades focados nos jovens, incluindo intercâmbios, formações, capacitação de técnicos de juventude, workshops e eventos, abordando temas emergentes para o crescimento e participação ativa da juventude europeia; a promoção dos direitos de migrantes e refugiados, combatendo preconceitos e incentivando a a inclusão de estrangeiros na Eslováquia, e combate a discriminação e marginalização da comunidade Roma através do desporto, capacitando-os para se tornarem líderes comunitários e desconstruírem narrativas de ódio.

Atividades do projeto
Capacitação de educadores
A mobilidade transnacional Capacitação de Educadores decorreu de 29 de julho a 1 de agosto de 2024, em Águeda, Portugal, e teve como principal objetivo formar profissionais da educação formal, não formal e informal para trabalharem a temática do Holocausto com jovens adultos. Através desta formação, os 27 participantes dos cinco países do consórcio aprofundaram os seus conhecimentos históricos, exploraram ferramentas pedagógicas inovadoras para promover ambientes de aprendizagem inclusivos e reflexivos. E deram os primeiros passos na criação de um documento de boas práticas para ser desenvolvido nas atividades com os jovens e facilitar a disseminação do conhecimento construído nesta atividade
Workshops para jovens
20 workshops temáticos foram desenvolvidos pelo consórcio, envolvendo mais de 160 participantes. Estes workshops, baseados em metodologias de Educação não formal, proporcionaram um enquadramento sólido sobre os temas a explorar no terreno.
Os temas abordados são essenciais para a compreensão da história, dos direitos humanos e da atualidade:
-
Holocausto e Regimes Totalitários – Contextualização histórica, principais eventos e consequências, bem como as características dos regimes totalitários.
-
Direitos Humanos e Valores Europeus – Exploração dos princípios fundamentais da União Europeia e da importância da sua defesa.
-
Discriminação, Intolerância, Bullying e Discurso de Ódio – Ligação entre acontecimentos históricos e desafios atuais, promovendo o respeito e a inclusão.
-
Desinformação e Fake News – Análise crítica da forma como a manipulação da informação pode afetar a perceção da história e da sociedade.
Esta atividade incidiu na promoção de uma abordagem dinâmica e envolvente, incentivando os jovens a refletirem sobre temas históricos, políticos, sociais e culturais, sempre ligados aos direitos humanos e à cidadania global desenvolvendo a capacidade de reconhecer e comparar criticamente os acontecimentos históricos com a atualidade. Assim, foi possível desenvolver o conhecimento dos jovens sobre o Holocausto; estimular o pensamento crítico sobre eventos históricos, políticos e sociais; contribuir para a educação em direitos humanos; reforçar os valores europeus entre os participantes; sensibilizar para as consequências da discriminação em todas as suas formas; fomentar a empatia e atitudes inclusivas nos jovens; preparar os jovens para a visita de estudo à Polónia, ajudando-os a compreender melhor a importância da memória histórica
Estes workshops representam uma etapa fundamental para garantir que os jovens embarquem na visita de estudo com uma perspetiva informada, crítica e reflexiva, permitindo-lhes vivenciar e compreender melhor o impacto do Holocausto na história europeia e mundial.
Visita de estudo
A visita de estudo para 26 participantes decorreu em Oświęcim e Cracóvia, na Polónia, de 2 a 6 de março de 2025. Esta atividade de mobilidade transnacional alcançou com grande sucesso o seu objetivo geral de aprofundar a compreensão dos jovens participantes sobre direitos humanos, discriminação e memória histórica, com enfase nas lições do Holocausto.
O programa incluiu visitas guiadas a zonas históricas das cidades e sinagogas, workshops no Instituto de Direitos Humanos de Auschwitz e no Centro Internacional para a Educação sobre Auschwitz e o Holocausto, a visita guiada aos campos de concentração de Auschwitz-Birkenau onde ocorreram algumas das maiores atrocidades do Holocausto e ainda tiveram a oportunidade de conhecer uma sobrevivente do Holocausto que partilhou a sua história com o grupo.
Campanha de Consciencialização
Os jovens participantes do EMPATHY assumiram-se agentes de mudança e investiram na criação e dinamização de campanhas de sensibilização sobre o tema. Estas campanhas, realizadas em todos os países do consórcio, tiveram como objetivo promover o conhecimento histórico, o pensamento crítico e a defesa dos direitos humanos e dos valores europeus. As campanhas foram desenvolvidas e executadas pelos jovens, assumindo diversas formas, desde exposições, vídeos, leituras itinerantes, construção de um manifesto e eventos presenciais como o lançamento de livros enquadrados no tema. Grande parte da divulgação ocorreu através de meios digitais, mas também se realizaram atividades presenciais, nomeadamente em escolas. Ademais, algumas iniciativas estiveram integradas na Celebração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro), permitindo ampliar o alcance da mensagem e envolver a comunidade educativa e sociedade civil. Esta atividade envolveu cerca de 300 participantes, incluindo outros jovens, educadores, decisores políticos e a sociedade em geral, potenciando o impacto duradouro deste projeto.
Financiamento e apoio
União Europeia
Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressos são, no entanto, da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente as da União Europeia ou da Agência Europeia para a Educação e a Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a Agência Europeia para a Educação e a Cultura podem ser responsabilizadas por elas.
Praça Conde de Águeda
3750 - 101 Águeda
(+351) 234 029 931
© 2023 Centro de Juventude de Águeda